Arcebispo de Porto Velho (RO) é transferido para São Luís (MA)

• quinta-feira, 19 de março de 2015
  • Dom Esmeraldo Barreto ocupa vaga de auxiliar vaga após saída de Dom José em 2013

Bispo já atuou  também em Paulo Afonso (BA) e
    Santarém (PA). Foto: Wikimedia Commons

O arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Esmeraldo Barreto, foi transferido na última quarta-feira (18) para a Arquidiocese de São Luís (MA), onde atuará como bispo auxiliar.

Esmeraldo ocupa o lugar vacante desde a saída de Dom José Carlos Chacorowski em 2013 para assumir a Diocese de Caraguatatuba (SP).

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que não informou quem ocupará a antiga vaga de Dom Esmeraldo, publicou nota em seu site agradecendo a "dedicação" do bispo na capital de Rondônia.

Histórico

Nascido em 4 de julho de 1949 na Bahia, Dom Esmeraldo Barreto foi ordenado padre em 9 de janeiro de 1977 em sua cidade natal.

Foi bispo da Diocese de Paulo Afonso (BA) entre 2000 e 2007 e administrou a Diocese de Santarém (PA) deste ano até 2011, quando se mudou para Porto Velho. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda (At 3, 6)".

É formado em filosofia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em teologia pela UCSAL (Universidade Católica de Salvador). Também foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB entre 2007 e 2011.

Leia a íntegra da nota da CNBB sobre a transferência:

“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o Excelentíssimo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, transferindo-o da sede metropolitana de Porto Velho, no Estado de Rondônia” (N.6.402/15 – 02/03/15).

Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário. Sempre pronto, próximo, serviçal e alegre, mesmo com a saúde em permanente estado de atenção.

Seus irmãos bispos, Dom Esmeraldo, se já o admirávamos e lhe queríamos tanto bem, doravante teremos um afeto ainda maior, pois o senhor continua fazendo-se menor: “Eu vim para servir” (Mc 10,45 – CF 2015).

Feliz o povo que o teve como pastor. Feliz Dom José Belisário da Silva, Vice-Presidente da CNBB, que o terá como irmão muito próximo. Felizes as irmãs e irmãos da Arquidiocese de São Luís que poderão saciar-se com seu sempre atencioso carinho de irmão e de pai.

A CNBB agradece sua dedicação em favor de todo o povo da Arquidiocese de Porto Velho – RO.

A Virgem Maria da qual o senhor é tão devoto, alcance do seu filho Jesus as bênçãos necessárias para os bons frutos de seu ministério.

Com afeto e preces,

Leonardo Ulrich Steiner