Curta o Paulistana no Facebook



Bispo da Região Belém convida jovens para Jornada Diocesana

Posted on
  • sexta-feira, 20 de março de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Via Sacra acontecerá no Tatuapé, no sábado (28), para aproximar "a pessoa de Jesus"

    Para jovem da PJ, evento é oportunidade de "levantar vozes contra as violências".
    Foto: Reprodução/Facebook

    Por Arthur Gandini

    O bispo da Região Episcopal Belém, Dom Edmar Peron, convidou os jovens a participar de encontro por meio de carta publicada no site da região nesta sexta-feira (20).

    Acontecerá no sábado (28) a JDJ (Jornada Diocesana da Juventude), uma Via Sacra no bairro do Tatuapé com o objetivo de "fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem".

    "Divulguem o evento; motivem e organizem os jovens para participarem desta Jornada Diocesana da Juventude; venham participar deste momento, que será ainda mais bonito e alegre com sua presença", afirmou o bispo na carta.

    Para Guto Godoy, membro da equipe de coordenação da Pastoral da Juventude na região, o encontro é uma oportunidade dos jovens levantarem bandeiras como a não redução da maioridade penal, discutida atualmente no Congresso Nacional.

    "É momento de partilha de vida, de reafirmar a opção pelo reino, de celebrar a presença do Cristo ressuscitado, jovem como nós, no nosso meio", disse o jovem ao Paulistana. "De levantar as vozes contras as violências que as juventudes sofrem e, no momento atual, de gritar não a redução da maioridade penal", defendeu.

    A concentração da Via Sacra ocorrerá às 17h na praça Silvio Romero, sem número, em frente à paróquia Nossa Senhora da Conceição e próxima ao metrô Tatuapé.

    Confira a íntegra da convocação do bispo:

    "'Eis que venho, ó Pai, para fazer a tua vontade' (Hb 4,10)
                                                                   
    São Paulo, 19 de março de 2015.

    JDJ – JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE 2015

    'Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus' (Mt 5,8)

    Queridos Irmãos e Irmãs: Paz!

    A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) está ligada às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), e ocorre nas dioceses, com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações” (São João Paulo II). O Papa Francisco, para JDJ 2015, escreveu uma carta aos jovens e à Igreja em geral, sobre essa JDJ, refletindo sobre a 6ª bem-aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).

    Em nossa Região Episcopal Belém, da Arquidiocese de São Paulo, realizaremos esse encontro no próximo dia 28 de março, o sábado antes do Domingo de Ramos, a partir das 17h00. Iniciaremos o evento na praça Sílvio Romero, diante da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Tatuapé.

    A equipe organizadora, com jovens representantes de diversas juventudes, optou por uma via-sacra pelas ruas, respondendo aos constantes apelos do Papa Francisco que deseja ver os jovens testemunhando publicamente a sua fé: 'Quero os jovens na rua. Jovens misturados, jovens inseridos na vida cotidiana de outros jovens, jovens que falem de Jesus Cristo, do Cristo que experimentam em suas vidas e que sabem transmiti-lo aos demais'.

    Concluindo, peço a vocês, estimados padres e diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas envolvidos com as juventudes, e muito especialmente a vocês, queridos jovens e queridas jovens dessa Região Episcopal Belém: divulguem o evento; motivem e organizem os jovens para participarem desta Jornada Diocesana da Juventude; venham participar deste momento, que será ainda mais bonito e alegre com sua presença.

    São João Paulo II, interceda por todos nós, muito especialmente pelos jovens e pelas jovens, para que encontremos caminhos mais eficazes de evangelização da juventude e da defesa de sua dignidade, em uma sociedade pautada pelos valores éticos e evangélicos, inspirados pela proposta da CF 2015.

    Deus lhes conceda sua bênção. Nossa Senhora proteja vocês. Fraternalmente, ____________________________________
    Dom Edmar Peron
    Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
    Vigário Episcopal para a Região Belém"