Católicos LGBTs fazem encontro no próximo sábado (21)

• sexta-feira, 20 de março de 2015
  • Grupo se reunirá  às 17h próximo ao metrô Belém. Foto: Divulgação

O GAPD (Grupo de Ação Pastoral da Diversidade) fará um novo encontro neste sábado (21), às 17h, entre seus participantes.

A reunião acontecerá no Cefran (Centro Franciscano de Luta contra a AIDS), que fica na Rua Serra Bocaína, 381, próximo ao metrô Belém.

O grupo, que grupo costuma fazer encontros quinzenais para estudar, fazer orações e celebrar a Eucaristia, atua em diversas dioceses e é formado por católicos contrários à orientação oficial da Igreja Católica quanto à homossexualidade e que conciliam sua orientação sexual com a fé.

Relembre

As reuniões do grupo ganharam notoriedade após antigo participante, o padre James Allison, dar entrevista em janeiro ao jornal Folha de S.Paulo na qual falou sobre o grupo.

O sacerdote, proibido de exercer suas funções por criticar interpretações teológicas da homossexualidade, mora atualmente na Espanha, onde seu filho adotivo foi iniciar estudos. A Igreja condena o ato homossexual.

“Para que eu volte a ser aceito e celebre rituais numa igreja, preciso mudar minha opinião. Concordar que a homossexualidade é uma desordem objetiva, o que não farei”, diz o padre ao jornal, na época.

O sacerdote também criticou a discussão dentro do clero: "o mundo clerical é gay em uma proporção muito maior do que na sociedade", afirmou o sacerdote.

Confira o convite do grupo para o próximo encontro:

"Neste fim de semana o Evangelho nos convida a sermos "Atraídos pelo Crucificado"!
    Quando Jesus for erguido numa cruz e aparecer crucificado sobre o gólgota, todos poderão conhecer o amor insondável de Deus e se darão conta de que Deus é amor e só amor para todo o ser humano.

Sentir-se-ão atraídos pelo Crucificado. Nele descobrirão a manifestação suprema do Mistério de Deus.

Para isso necessita-se, desde logo, algo mais que ter ouvido falar da doutrina da redenção. Algo mais que assistir a algum ato religioso da Semana Santa. Temos de centrar o nosso olhar interior em Jesus e deixar-nos comover, ao descobrir nessa crucificação o gesto final de uma vida entregue dia a dia por um mundo mais humano para todos. Um mundo que encontra a sua salvação em Deus.

Vamos nos reunir no sábado, 21/03, as 17h00 no Cefran! O endereço é na Rua Serra Bocaína, nº 381, na esquina com a Rua Serra de Jairé. A entrada é pela porta de vidro. O Cefran é um centro franciscano e fica a duas quadras do Metrô Belém.
    Participe conosco!"