Conheça os blogs do portal A Igreja Paulistana

• segunda-feira, 30 de março de 2015
  • Paulistana estreia com sete páginas pessoais de opinião; outras ainda serão lançadas

Montagem/IP

O portal A Igreja Paulistana foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (30) com sete blogs. As páginas, junto aos editoriais e à sessão "Espaço Aberto" formam a parte opinativa do portal de notícias.

Saiba mais abaixo sobre cada um dos blogs.

Ação Católica

O blog, mantido pelo conselheiro de leigos e de pastoral na Arquidiocese de São Paulo, Edson Silva, possui o objetivo de mostrar como foi o movimento da Ação Católica no século XX. Em seguida, o nome também servirá para refletir sobre assuntos contemporâneos.

O primeiro post reflete como a AC mostrou um protagonismo do laicato frente a uma época de forte clericalismo e que acabou por se divertir em juventudes nos anos 40.

Aqui e Acolá

Paulo Flores é jornalista e membro da CEB (Comunidade Eclesial de Base) Cristo Rei. Também faz parte da comissão de comunicação do Clasp (Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo).

Seu blog tratará assim de assuntos da Igreja Católica - como ações pastorais e hierarquia - e de movimentos sociais, relacionando estes com os conceitos de fé e política cristãs.

O primeiro texto analisa a discussão sobre a Redução da Maioridade Penal e a posição da Igreja sobre o assunto.

Efeméride Cristã

A página é mantida pela redação do portal e apresenta todo dia efemérides relacionadas à história do cristianismo.

O primeiro texto conta como os Reis Católicos, Fernando II, de Aragão, e Isabel I, de Castela, expulsaram judeus de suas terras que, em boa parte, foram parar nas Américas.

Igreja Sem Filtro

O site pessoal, dentro do Paulistana, é mantido pelo jovem de 16 anos, Théo Tales.

O blogueiro é estudante de teatro e pretende estimular a reflexão dos internautas sobre a Igreja. O mote do blog é a sua independência e o fato de não haver nenhum assunto que não possa ser falado. O primeiro post apresentou a proposta da página.

Musicando

Thiago Nascimento é estudante de música, regente de corais e, como participante da Pastoral da Juventude, auxiliou na multiplicação do CDL (Curso de Dinâmica para Líderes) - Musical. A 3ª e última edição do livro Juventude Canta e Encanta do CCJ (Centro de Capacitação da Juventude) foi feita com a sua ajuda.

Não seria esperado diferente, que o blog não tratasse de músicas para os internautas. Segundo Nascimento, serão mostradas canções que "marcaram a luta do povo" e que "movem a fé das pessoas como montanhas, pois a música nos remete a motivações, transcende e nos eleva."

O primeiro post apresenta a música "A Juventude quer Viver".

Opção preferencial

O blog é mantido pelo jornalista e participante da Pastoral da Juventude, Arthur Gandini.

O objetivo da página é refletir sobre uma "uma Igreja pobre e para os pobres, que nos ensine a olhar para o próximo com nosso amor e lutar pela diminuição das desigualdades."

O primeiro texto analisa como a Igreja é formada por pensamentos conflitantes em relação à questão e como o mundo deixa de olhar para o próximo hoje, tal como foi ensinado há milênios por Jesus Cristo.

A ideia principal da página é "influenciar a vivência do leigo e, principalmente, partilhar um pouco das coisas que podemos fazer pra viver em um 'mundo" mais justo e fraterno'.

A página é mantida pela Arquiteta Jessica Moreira, 24, catequista de crisma e participante da Pastoral da Juventude na Diocese de São Miguel Paulista.

Seu primeiro texto fala sobre três correntes de pensamento na Igreja: A RCC (Renovação Carismática Católica, os Tradicionalistas e a Teologia da Libertação.

***

Irão estrear ainda em breve, sem data de previsão, os blogs Arte e Pastoral, Blog dos Zelotes, Por Trás da Mitra e Resistência Libertadora.