Curta o Paulistana no Facebook



Ex-bispo do Ipiranga dá palestra sobre “fé”, “política” e CF 2015

Posted on
  • segunda-feira, 16 de março de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Dom Celso Queiroz participou da primeira aula da Escola de Fé e Política da região

    Fiéis tiraram foto com bispo após a conversa. Foto: Reprodução/Facebook
    Por Arthur Gandini

    O bispo emérito de Catanduva (SP), Dom Antônio Celso Queiroz, concedeu palestra sobre os conceitos de "fé" e "política" e a Campanha da Fraternidade 2015 para grupo de leigos nesta segunda-feira (16).

    A conversa ocorreu como aula inaugural da Escola de Fé e Política da Região Ipiranga, na Arquidiocese de São Paulo.

    Dom Celso fez críticas ao crescimento do número de igrejas neopentecostais que tratam a fé como mercadoria e afirmou que é preciso prestar atenção nos interesses envolvidos na política quanto participar dela como cristão.

    O bispo, que já havia dado palestra no última dia 2 na Escola de Fé e Política Waldermar Rossi, da Região Belém, também defendeu a importância dos temas discutidos nas Campanhas da Fraternidade e pediu que todos lessem o documento oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para este ano.

    Dom Celso foi também bispo da Região Ipiranga entre 1975 e 2000, quando foi substituído por Dom Gil Antônio Moreira.

    A CF 2015 tem como lema "Eu vim para servir (Mc 10,45)" e discute a relação da Igreja Católica com a sociedade.

    Aulas

    A Escola de Fé e Política do Ipiranga acontece às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30 na paróquia Nossa Senhora do Sion na Rua Gentil de Moura, 151, próxima a estação de metrô Alto do Ipiranga.

    As aulas, que vão até novembro, passarão por temas como a Doutrina Social da Igreja, a Comissão da Verdade, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) da prefeitura e a exortação apostólica do Papa Francisco "Evangelli Gaudium".

    Os alunos receberão certificado após fazerem trabalho de conclusão de curso. Inscrições ainda podem ser feitas neste link.