Curta o Paulistana no Facebook



Francisco liga para Bento XVI para parabenizá-lo pelo seu onomástico

Posted on
  • quinta-feira, 19 de março de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Data marca coincidência de aniversário de São José com o nome do pontífice

    Da Redação

    O Papa Francisco telefonou nesta quinta-feira (19) para parabenizar o papa emérito Bento XVI por seu onomástico. As informações são da agência de notícias Ansa.

    O onomástico ocorre quando o dia de um santo católico romano coincide com um nome de batismo (Joseph Ratzinger). Hoje é celebrado o dia de São José.

    O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, confirmou a ligação à agência, mas não falou sobre o seu conteúdo.

    O Papa declarou recentemente à emissora mexicana Televisa que costuma visitar seu antecessor e lhe fazer ligações, a quem considera um "avô sábio".

    A última vez que os dois papas estiveram juntos foi em um consistório em fevereiro, reunião onde cardeais ajudam o pontífice a tomar decisões, no caso, a escolher novos colegas.

    Entrevista

    Bento XVI havia voltado ao noticiário após entrevista de seu secretário pessoal à revista italiana Oggi na última segunda-feira (17).

    O também arcebispo da comuna italiana Urbisaglia, Georg Gänswein, declarou se sentir culpado pelo vazamento de documentos durante o papado anterior a Francisco.

    "Eu me senti, de certa maneira, responsável por não ter vigiado do modo adequado, por ter dado confiança a quem não merecia", afirmou.

    Documentos vazados pelo então mordomo de Bento XVI, Paolo Gabriele, revelaram casos de corrupção e nepotismo na Santa Sé e resultaram no escândalo conhecido como "Vatileaks".

    O caso se agravou com a publicação do livro "Sua Santidade, as Cartas Secretas de Bento XVI" pelo jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, um ano antes da renúncia do Papa alegando já estar em idade avançada para o exercício do cargo.