Papa aceita renúncia de cardeal acusado de pedofilia

• sábado, 21 de março de 2015
  • Dom O'Brien já havia deixado de participar em 2013 do conclave que elegeu Bergoglio

O Papa aceitou nesta sexta-feira (20) a renúncia aos direitos de cardeal do bispo britânico Keith Michael Patrick O'Brien. As informações são da agência italiana Ansa.

O'Brien, que foi acusado de cometer pedofilia em 1980, também havia renunciado em 2013 aos direitos de participar do conclave que reelegeu o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, como sucessor de Bento XVI.

O bispo mantém seu título e obrigações do cargo, mas não pode mais agora participar de reuniões e conselhos dos cardeais.

Segundo a agência de notícias oficial do Vaticano, O'Brien tomou a decisão após "um longo período de orações".

"Com este procedimento, a Sua Santidade manifesta a todos os fieis da Igreja Católica na Escócia a sua solicitude e encoraja a continuar com confiança o caminho de renovação e reconciliação", disse o Vaticano em nota.

O comunicado da agência da Santa Sé não menciona a acusação de pedofilia ao cardeal, que também abriu mão em 2013 de administrar a arquidiocese escocesa de Saint Andrews e Edimburgo.