Papa irá pedir perdão por casos de pedofilia na Sexta-feira Santa

• domingo, 29 de março de 2015
  • Francisco tem sido pressionado por comissão a afastar bispo chileno, diz agência

O Papa Francisco irá fazer oração em missa da Sexta-feira Santa onde pedirá perdão pelos abusos sexuais cometidos pelo clero católico. As informações foram dadas pela agência Ansa neste domingo (29).

Trecho de texto preparado pelo monsenhor Renato Corti diz: "Venho a Ti pedir, humildemente, perdão por todos os que sofreram esses ultrajes e rezar para que, finalmente, se desenvolva a consciência de quem escureceu a vida das pessoas".

O texto também fala em "situações terríveis" e " meninos feridos em sua intimidade e barbaramente profanados".

Segundo a agência de notícias AFP, o pontífice tem sido pressionado pela comissão do Vaticano que cuida do assunto a destituir o bispo chileno Juan Barros, suspeito de acobertar a pedofilia.

Membros da comissão presidida pelo cardeal Sean O'Malley pensam em viajar até a Santa Sé para conversar com o papa. Há encontro marcado para outubro.

A nomeação de Barros dividiu a Igreja chilena devido a sua proximidade com o padre Fernando Karadima, declarado culpado pelo Vaticano em 2011 por casos de pedofilia.

A Igreja do Chile pediu desculpas publicamente no mesmo ano pelo envolvimento em casos do gênero de 20 padres, sendo que cinco já foram condenados.

Mensagem

Segundo o site "Religión Digital", Francisco enviou carta em novembro do ano passado para jovem de 20 anos que afirma ter sido abusado quando criança em Granada, na Espanha.

O jovem denunciou o caso após ser incentivado pelo pontífice e receber a sua solidariedade.

O arcebispo de Granada afastou depois os sacerdotes envolvidos no caso após o início das investigações a partir da denúncia.