Processo para beatificar Dom Hélder Câmara segue no Vaticano

• sexta-feira, 27 de março de 2015
  • Arcebispo de Olinda e Recife recebeu carta de Congregação, informou arquidiocese

Câmara combateu a Ditadura Militar e se colocou ao
    lado dos pobres. Foto: Hans Peters/Anefo

O  processo pelo início da beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, está em andamento. A informação foi dada pelo site da Arquidiocese nesta sexta-feira (27).

O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato, havia enviado carta em fevereiro sobre o assunto para o atual arcebispo da região, Dom Fernando Saburido, onde respondia solicitação de informações sobre o processo.

"Aguarda o parecer de diferentes Dicastérios para se poder proceder ao processo de beatificação deste Servo de Deus", afirmou o cardeal sobre a Congregação e os departamentos da Cúria Romana.

A beatificação, que considera alguém um modelo para Igreja devido a ter "virtudes heroicas", é o primeiro passo para alguém se tornar santo. Para isso é preciso ter um milagre comprovado, a menos que o Papa o considere dispensável.

Dom Hélder Câmara, morto em 1999 aos 90 anos, foi arcebispo de Recife e Olinda durante todos os anos da Ditadura Militar (1964-1985). Desembarcou na região durante o Golpe e completou a idade de aposentadoria (75) no último ano.

Hélder ganhou destaque por enfrentar o regime e se colocar ao lado dos pobres. Ganhou prêmios internacionais como o Martin Luther King, nos EUA, em 1970, e escreveu 22 livros.