Salvadorenhos fazem marcha para relembrar martírio de Oscar Romero

• quarta-feira, 25 de março de 2015
  • Passeata de 7km percorreu caminho da catedral de San Salvador a cemitério

Assassinato completou 35 anos na terça-feira (24)Foto: EPA

A população de El Salvador realizou uma marcha na capital do país, San Salvador, na última terça-feira (24), para relembrar os 35 anos do martírio de Dom Oscar Romero. As informações são da agência Ansa.

Leia mais: Casa de oração relembra martírio de Dom Oscar Romero em celebração

O bispo foi relembrado em uma marcha de 7 km entre a catedral da cidade e o local que o religioso foi enterrado. Fiéis caminharam com cartazes com os dizeres "Santo Romero das Américas".

Relembre

O Papa Francisco anunciou no último mês de fevereiro que Dom Romero será tornado beato. A beatificação está prevista para acontecer em 23 de maio.

O bispo de San Salvador era conhecido por seguir a Teologia da Libertação na Igreja Católica, voltada para os pobres e anticapitalista, e era comparado a figuras como Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. O bispo foi alvejado por um atirador de elite do exército do país enquanto celebrava missa em espanhol.

A Igreja Católica também comemora, devido a data do martírio, o 23º Dia Mundial de Oração e Jejum pelos Missionários Mártires. O acontecimento começou a ser celebrado em 1993 por iniciativa do Movimento Juvenil Missionário das Obras Pontifícias Missionárias de Itália. O tema deste ano é "Sob o Sinal da Cruz".

A Assembleia Geral das Nações Unidas ainda instituiu em 2010, na data, o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas. O martírio de Oscar Romero, na época, recebeu manifestações de repúdio pelo mundo e resultou pressão contra o regime ditatorial de El Salvador.

Confira mais fotos da marcha:

Foto: AP

Foto: EPA