Curta o Paulistana no Facebook



Via Sacra no Coliseu irá lembrar de cristãos perseguidos e escravidão

Posted on
  • terça-feira, 31 de março de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Papa Francisco irá fazer reflexão por meio de texto escrito por cardeal italiano

    Paixão será divida em temas relacionados a problemas da sociedade. Foto: MorgueFile

    Da Redação

    A Via Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma irá lembrar da perseguição de cristãos na Antiguidade e da escravidão moderna. A informação foi dada pela agência de notícias Ecclesia na última segunda-feira (31).

    O Papa Francisco irá ler reflexões escritas pelo cardeal italiano Renato Corti, também bispo da cidade italiana de Novara.

    “Há homens e mulheres que são presos, condenados ou até mesmo trucidados, só porque são crentes ou comprometidos em prol da justiça e da paz. Não se envergonham da vossa cruz. São, para nós, admiráveis exemplos a imitar”, diz texto divulgado pelo Vaticano.

    O trecho, entretanto, não fala sobre a perseguição de cristãos com outras religiões ao longo da história.

    A celebração, que começa às 21h15 (17h15 no horário de Brasília) irá pedir pelo "direito fundamental à liberdade religiosa".

    A encenação da Paixão de Cristo será dividida em 14 "estações", cada uma para um problema atual como o tráfico de seres humanos, as crianças usadas como soldados, a escravidão e o trabalho infantil.

    A reflexão de Corti, que tem como título "A cruz, ápice luminoso do amor de Deus que nos guarda. Chamados, também nós, a sermos guardiões por amor", está disponível em português no site do Vaticano.

    O Papa costuma pedir todo ano que uma pessoa diferente seja responsável pelas reflexões da data.

    Leia também: Cristãos sofrem perseguição no oriente, diz Dom Odilo em carta