Após reportagem, Dom Odilo condena ordenação sacerdotal de mulheres

• quarta-feira, 1 de abril de 2015
  • Notícia da AFP apresentou mulheres colombianas de associação de sacerdotisas

Cardeal afirmou que as mulheres e quem as ordenar "está fora da comunhão da Igreja".
    Foto: Reprodução/Facebook

O arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, criticou a possibilidade de ordenação de mulheres na Igreja Católica na tarde desta quarta-feira (1º). A opinião foi dada em postagem em sua página no Facebook.

"A Igreja Católica considera válida e lícita apenas a ordenação sacerdotal conferida a varões, sob condições bem precisas, previstas no Direito Canônico", afirmou o cardeal.

A declaração foi dada após a repercussão ontem de reportagem da agência de notícias AFP sobre sacerdotisas colombianas da ARCWP (Associação de Mulheres Presbíteras Católicas Romanas), que reúne mais de 200 mulheres ordenadas na Europa e a na América.

"Se houve supostas ordenações sacerdotais de mulheres católicas em qualquer parte do mundo, essas ordenações são consideradas inválidas e contrárias ao ensinamento da fé católica", disse Dom Odilo. "E quem conferiu tais ordenações, assim como quem as recebeu, está fora da comunhão da Igreja Católica."

O "Decreto Geral sobre o delito da tentada sagrada ordenação de uma mulher", publicado em 2007 pela Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santa Inquisição), determina a excomunhão de mulheres ordenadas e dos responsáveis por dar a ordem.