Curta o Paulistana no Facebook



Associação confere a Francisco prêmio abolicionista do ano

Posted on
  • quarta-feira, 29 de abril de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Escolha se dá pelo fato de o Papa posicionar-se contrário às penas de morte e perpétua

    Da Redação

    Atualizado em 30/04/15 - 01:00

    O Papa Francisco recebeu o prêmio “Abolicionista do Ano” da associação Ninguém Toque Caim. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo site de notícias do Vaticano, sem informar a data em que ele foi entregue.

    “A razão da escolha reside no fato de que Francisco, cujo pontificado foi inaugurado pela abolição da prisão perpétua e pela introdução do crime de tortura nas leis do Estado do Vaticano, pronunciou-se de modo forte e claro, não somente contra a pena de morte, mas também contra a prisão perpétua”, informou a entidade.

    O pontífice romano havia dito no final de março que a pena de morte é a falência do Estado de Direito.

    "Inadmissível pelo quanto possa ser grave um crime cometido por um condenado", também afirmou.

    Para Francisco, até a legítima defesa e a necessidade de neutralizar um agressor não servem como justificativa para se tirar a vida de alguém.

    A associação “Ninguém toque Caim” reconheceu ao papa ainda “o valor prodigioso de suas palavras, nas quais pretende empenhar-se para traduzi-las em iniciativas concretas para a superação definitiva de punições e tratamentos anacrônicos".

    Ela também citou as recentes condenações à morte na Indonésia, como a do brasileiro Rodrigo Gularte, preso por conta de tráfico de drogas.