Bispo do Belém relembra memória de Dom Hélder e Dom Luciano

• quinta-feira, 9 de abril de 2015
  • Ex-arcebispo de Olinda e Recife recebeu o título de "Servo de Deus" nesta semana

Para Dom Edmar, bispos "trilharam o caminho do Evangelho". Foto: Reprodução/Facebook

O bispo auxiliar da Região Episcopal Belém, Dom Edmar Peron, relembrou em seu perfil do Facebook nesta quinta-feira (9) a memória de Dom Hélder Câmara e Dom Luciano Mendes de Almeida.

"Dom Luciano e Dom Helder.. grandes homens... trilharam, cada um a seu modo, o caminho do Evangelho; reconhecidamente são 'Servos de Deus'. Grande graça, peçamos a Deus, a de podermos imitá-los, e não somente admirá-los!", disse o bispo.

A mensagem foi publicada devido ao anúncio na última terça-feira (7) da concessão do título "Servo de Deus" a Dom Hélder pelo Vaticano. Esse é o primeiro passo para o ex-arcebispo de Olinda e Recife se tornar um beato e, depois, santo.

Já Dom Luciano, ex-bispo auxiliar de São Paulo, recebeu o título em agosto do ano passado.

Entenda

Dom Hélder, morto em 1999, e Dom Luciano, em 2006, ficaram conhecidos por se posicionarem ao lado dos pobres e da caridade durante o seu episcopado.

Para alguém ser beatificado após ganhar o título de "Servo de Deus", é preciso que sejam reconhecidas "atitudes heroicas". Já a última etapa, a de se tornar santo, exige um milagre comprovado, a menos que o Papa o torne dispensável.