Começa hoje a 53ª Assembleia da CNBB em Aparecida

• quarta-feira, 15 de abril de 2015
  • Encontro irá eleger novo presidente e renovar diretrizes para a evangelização

Bispos também discutirão papel dos leigos na Igreja. Foto: Divulgação

Começou nesta quarta-feira (15) a 53ª Assembleia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na cidade de Aparecida (SP).

O encontro irá eleger o sucessor de Dom Raymundo Damasceno Assis na presidência na entidade representativa da Igreja no Brasil; os representantes da comissões episcopais, como o Celam (Conselho Episcopal Latino Americano); além de também revisar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e tratar da ação dos leigos na Igreja.

Segundo o site da CNBB, o embaixador do Vaticano no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, chamou a importância para debater o papel dos leigos na Igreja.

“O cristão leigo exerce uma ação apostólica que lhe é peculiar”, afirmou o núncio apostólico.

O atual presidente da conferência, Dom Damasceno, disse que as Diretrizes Gerais serão renovadas à luz da encíclica papal A Alegria do Evangelho.

Segundo a agência Gaudium Press, também afirmou em coletiva de imprensa que "a Igreja é advogada da justiça e dos pobres".

"Queremos provocar um debate, o diálogo na sociedade. A Igreja, como instituição, não pode ficar alheia aos problemas que afetam o nosso povo", disse o cardeal que também é arcebispo de Aparecida.

A assembleia foi iniciada com o hino da Campanha da Fraternidade 2015: “Quero uma Igreja missionária, solidária e que saiba ouvir!”.

O encontro deve acabar no próximo dia 24 e reúne cerca de 400 cardeais, arcebispos e bispos auxiliares e eméritos.