Dom Hélder Câmara é declarado “Servo de Deus” pelo Vaticano

• terça-feira, 7 de abril de 2015
  • Título é o primeiro passo para o ex-arcebispo de Olinda e Recife se tornar um santo

Religioso ficou conhecido por defender os pobres durante a Ditadura Militar. Foto: Wikimedia Commons

O ex-arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, acaba de receber o título de "Servo de Deus" do Vaticano.

Este é o primeiro passo para o religioso, que foi conhecido como "Bispo vermelho", se tornar beato e, depois, santo. A informação foi dada nesta terça-feira (7) pelo site da arquidiocese.

O atual arcebispo, Dom Fernando Saburido, recebeu ontem carta da Santa Sé com o informe. O Vaticano já havia no final do mês passado confirmado o andamento do processo para beatificar Dom Hélder, próximo passo após ganhar o título de "Servo de Deus".

A beatificação considera alguém um modelo para Igreja devido a ter "virtudes heroicas", é o primeiro passo para alguém se tornar santo. Para a santificação, em seguida, é necessário ter um milagre comprovado, a menos que o Papa o considere dispensável.

Dom Hélder Câmara, morto em 1999 aos 90 anos, foi arcebispo de Recife e Olinda durante todos os anos da Ditadura Militar (1964-1985). Desembarcou na região durante o Golpe e completou a idade de aposentadoria (75) no último ano.

Hélder ganhou destaque por enfrentar o regime e se colocar ao lado dos pobres. Ganhou prêmios internacionais como o Martin Luther King, nos EUA, em 1970, e escreveu 22 livros.

O arcebispo também ficou famoso por frase dita em relação às acusações políticas contra quem se colocava ao lado dos mais vulneráveis. "Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto porque eles são pobres, chamam-me de comunista", dizia Dom Hélder.