Mensagem ecumênica na Europa protesta contra desrespeito aos ciganos

• terça-feira, 7 de abril de 2015
  • Igrejas Católicas e de outras confissões divulgaram texto para Dia Internacional

Para bispos, "anticiganismo verbal é ativo em toda a Europa". Foto: MorgueFile

Conferências Episcopais Católicas e outras Igrejas Cristãs da Europa emitiram mensagem conjunta contra a descriminação com os ciganos, por causa do Dia Internacional dos Ciganos que se comemora amanhã. As informações foram dadas nesta terça-feira (7) pela agência Ecclesia.

“Pedimos às nossas comunidades que sejam cada vez mais abertas diante da realidade dos ciganos roma, que muitas vezes são excluídos e vivem na pobreza, à margem da sociedade”, disse o texto do CCEE (Conselho das Conferências Episcopais da Europa) e da KEK-CEC (Conferência das Igrejas Europeias).

As lideranças, que criticaram “o anticiganismo verbal é ativo em toda a Europa”, bem como o emprego e a pobreza entra essa população, pediram mais respeito aos ciganos.

“Consideramos esta cultura como um dom do Criador, que merece respeito e apoio”, afirmou o texto.

O CCIT (Comité Católico Internacional para os Ciganos) irá fazer sua reunião anual entre os próximos dias 24 e 26 de abril no Mosteiro dos Carmelitas em Snagov, na Romênia, na qual tratará do tema da Comunicação Social.