Curta o Paulistana no Facebook



Papa critica escravidão em “sistema global dominado pelo lucro”

Posted on
  • sábado, 18 de abril de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Para Francisco, formas modernas de exploração podem ser piores que as do passado

    Da Redação

    O Papa Francisco criticou na manhã deste sábado (12) as condições de escravidão em um “sistema global dominado pelo lucro”. As informações são da agência de notícias do Vaticano.

    "Infelizmente, em um sistema econômico global dominado pelo lucro, desenvolveram-se novas formas de escravidão, de certa forma piores e mais desumanas do que as do passado", disse.

    A declaração foi dada em encontro com a Plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que discutiu o tráfico de pessoas.

    "Em meio a estes irmãos mais necessitados, estão aqueles que sofrem a tragédia das formas modernas de escravidão, do trabalho forçado, da prostituição, do tráfico de órgãos, das drogas", disse o pontífice. "Somos todos chamados a denunciá-las e a combatê-las, conscientizando o nosso entorno sobre este mal".

    O papa ainda disse que é preciso trabalhar pela reinserção das vítimas na sociedade. "Devemos melhorar as formas de recuperação e inclusão social das vítimas, atualizando também as normas do direito de asilo."

    Para o Papa, a luz do Evangelho deve guiar esse caminho. "É guia para quem se coloca a serviço da civilização do amor, onde as bem-aventuranças têm ressonância social, onde existe a inclusão real dos últimos”, afirmou Francisco.