Papa diz que evangelizar não é fazer “publicidade” para ter “sócios”

• segunda-feira, 13 de abril de 2015
  • Para Francisco, Espírito Santo deve provocar "surpresa que nos faz seguir em frente"

Papa também deu declaração após acusação de "calúnia" do governo turco. Foto: Divulgação

O Papa Francisco afirmou em homilia na missa desta segunda-feira (13) que não se deve evangelizar fazendo "publicidade", como se a Igreja quisesse ganhar novos "sócios". As informações são da agência de notícias do Vaticano.

“Esta coragem do anúncio é o que nos distingue do simples proselitismo. Nós não fazemos publicidade, diz Jesus Cristo, para ter mais ‘sócios’ na nossa ‘sociedade espiritual'. Não é cristão. O anúncio de Jesus Cristo provoca, por meio do Espírito Santo, aquela surpresa que nos faz seguir em frente", afirmou o pontífice.

Francisco também disse, no sermão, que a Igreja deve ter "franqueza" e a "coragem cristã" de "dizer as coisas com liberdade e que o cristão "não pode ficar quieto sobre as coisas que vê e escuta".

O comentário foi feito logo após o governo turco chamar de "calúnia" declaração do papa em missa do dia anterior.

Leia mais: Governo turco chama declaração do papa de “calúnia”