Papa recebe comissão para o diálogo entre anglicanos e católicos

• quinta-feira, 30 de abril de 2015
  • Pontífice desejou que igrejas unam esforços para um dia estarem em "plena comunhão"

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira (30) membros comissão anglicano-católica voltada para aumentar o diálogo entre as duas igrejas.

“Nós ainda não atingimos esse objetivo, mas estamos convencidos de que o Espírito Santo continua a nos empurrar nessa direção, apesar das dificuldades e dos novos desafios", afirmou o pontífice.

"A presença de vocês hoje é um sinal de que a tradição de fé e a história partilhada por anglicanos e católicos podem inspirar e apoiar os nossos esforços para superar os obstáculos que se interpõem à plena comunhão", disse Francisco.

A Igreja Anglicana surgiu no século XVI quando o rei Henrique VIII rompeu com Roma após não receber a permissão para se casar novamente. As propriedades católicas foram confiscadas e a nova igreja surgida incorporou ideias da Reforma Protestante, como o não culto a imagens e santos.

Em 1966, o Papa Paulo VI teve encontro com o arcebispo anglicano Michael Ramsey, de onde surgiu declaração que deu origem à comissão.

"A causa da unidade não é um compromisso opcional e as divergências que nos dividem não devem ser aceitas como inevitáveis", disse o papa.

Para o pontífice, o sangue das mártires traz união entre todas as igrejas.