Rede de católicos LGBT pede bênção a novo presidente da CNBB

• quinta-feira, 30 de abril de 2015
  • Grupo de representação nacional enviou carta apoiando foco na caridade

Texto citou mensagem do Papa Paulo VI no Concílio Vaticano II. Foto: Divulgação

A Rede Nacional de Católicos LGBT tornou pública nesta quinta-feira (30) mensagem em que pede benção apostólica ao novo presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Sérgio da Rocha, e manifesta confiança em uma presidência voltada para a caridade.

"Confiamos na poderosa mensagem de seu lema episcopal "Omnia in Caritate" que nos faz lembrar as palavras do Papa Beato Bento XVI na conclusão do Concílio Vaticano II", afirmou a mensagem. "Despedimos pedindo sua bênção apostólica e nos comprometendo a sempre orar pelo senhor", disse o texto.

Integrou a mensagem, entre grupos de outras localidades, o GAPD (Grupo de Ação Pastoral da Diversidade) de Arquidiocese de São Paulo, que promove encontros entre católicos LGBT que conciliam juntos sua fé e orientação sexual.

A Rede Nacional dos Católicos LGBT surgiu em setembro do ano passado no I Encontro Nacional de Católicos LGBT, ocorrido no Rio de Janeiro.

Procurada pelo Paulistana, a assessoria da CNBB não havia informado se a mensagem teria sido recebido por Dom Sérgio até a publicação desta matéria.

Leia o texto na íntegra:

"Brasília, 27 de abril de 2015

A Sua Excelência Reverendíssima
    Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília

Estimado Dom Sérgio,

Nós, os leigos católicos LGBT, reunidos na Rede Nacional de Católicos LGBT e especialmente representados pelo grupo Diversidade Cristã de Brasília, queremos expressar ao senhor, com grande alegria, nossa saudação por sua eleição à presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Escrevemos também para confirmar nosso compromisso em anunciar a Boa Nova de Jesus Ressuscitado sobretudo neste momento em que a CNBB definiu em Aparecida, durante sua 53ª Assembleia Geral, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizada da Igreja no Brasil para os próximos anos, além das importantes discussões sobre os desafios da sociedade brasileira dos Estudos 107: "Cristãos leigos na Igreja na sociedade, Sal da Terra e Luz do mundo" que nos animam tão fortemente.

Conscientes da complexidade do momento histórico que vivemos, desejamos que seu trabalho na presidência da CNBB seja sempre um auxílio para sermos cada vez mais uma Igreja viva e dinâmica, que cresce na fé, que ama e sofre, sempre comprometida com a defesa da dignidade e da vida dos inúmeros e inúmeras irmãos e irmãs marginalizados e excluídos. E frente a tantos desafios, confiamos na poderosa mensagem de seu lema episcopal "Omnia in Caritate" que nos faz lembrar as palavras do Papa Beato Bento XVI na conclusão do Concílio Vaticano II: "Desejamos antes notar que a religião de nosso Concílio foi, antes de mais nada, a caridade [...] Mas quem observa honestamente este interesse prevalente do Concílio pelos valores humanos e temporais, não pode negar que tal interesse se deve ao caráter pastoral que o Concílio escolheu como programa, e deverá reconhecer que esse mesmo interesse jamais será separado do interesse religioso mais autêntico, devido à caridade que é a única a inspirá-lo, e onde está a caridade, aí está Deus."

Despedimos-nos pedindo sua bênção apostólica e nos comprometendo a sempre orar pelo senhor e por todos os nossos pastores. Também nos colocamos à sua disposição para seguirmos juntos a serviço da justiça e da vida, rogando a Senhora Aparecida, padroeira de Brasília e de todo o Brasil, que permaneça conosco nesta caminhada-construção rumo ao reino definitivo.

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT

Diversidade Católica - Rio de Janeiro;
    Grupo de Ação Pastoral da Diversidade - São Paulo;
    Diversidade Católica de Belo Horizonte;
    Diversidade Cristã de Brasília;
    Diversidade Católica do Paraná (DCPR);
    Diversidade Católica Ribeirão Preto/SP e região (DCRP);
    Pastoral da Diversidade - Pernambuco;
    Diversidade Católica de Passos (MG);
    Diversidade Católica - Núcleo Fortaleza (CE);
    Grupo Filho de Davi - Juazeiro do Norte (CE);
    Núcleos em formação em Itajaí (SC) e Anápolis (GO)"