Riquezas devem ser usadas para servir ao próximo, diz Papa

• terça-feira, 14 de abril de 2015
  • Em homilia desta terça (14), Francisco também criticou uso da Igreja para o lucro

O Papa Francisco afirmou em homilia nesta terça-feira (14) que as riquezas devem ser usadas pelos cristãos para o serviço e não para serem acumuladas.

"Demonstra que renasceu no Espírito Santo quando é uma comunidade que procura a harmonia, não a divisão interna. Quando procura a pobreza, não o acúmulo de riqueza para si", disse o pontífice. "Porque as riquezas são para o serviço”, afirmou Francisco sobre a primeira comunidade de cristãos.

O Papa também criticou, em seu sermão, o uso da Igreja para o lucro. “Estes são os patrões dos benfeitores que se aproximam da Igreja, entram para ajudá-la e usá-la para os próprios negócios, não?"

Francisco citou passagem bíblica (Atos 5:1-11) em que cristãos são condenados por São Pedro após mentirem a ele que venderam terreno para doar todo o dinheiro, quando na verdade embolsaram parte.

A passagem bíblica costuma ser usada por igrejas no pedido de dízimos a fiéis, com a interpretação de que a não contribuição, ao invés de mentira, foi o motivo da condenação.