Vocação cristã deve ser a favor da libertação dos pobres, diz Papa

• terça-feira, 14 de abril de 2015
  • Pontífice disse também em mensagem que Igreja Católica deve se colocar "em saída"

O Papa Francisco afirmou em mensagem divulgada nesta terça-feira (14) que os cristãos devem atuar pela libertação dos irmãos, principalmente dos pobres.

“A vocação cristã, radicada na contemplação do coração do Pai, impele simultaneamente para o compromisso solidário a favor da libertação dos irmãos, sobretudo dos mais pobres”, disse o pontífice em mensagem para o 52.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 26 de abril.

A mensagem tem como título "O êxodo, experiência fundamental da vocação". Para o Papa, a vocação cristã só pode nascer dentro de "uma experiência de missão”.

“Ouvir e receber a chamada do Senhor não é uma questão privada e intimista que se possa confundir com a emoção do momento; é um compromisso concreto, real e total que abraça a nossa existência e a põe ao serviço da construção do Reino de Deus na terra”, disse o pontífice.

Ainda para Francisco, a Igreja deve se colocar "em saída", de modo que não esteja preocupada apenas consigo mesma, com suas "estruturas" e "conquistas".

“A Igreja que evangeliza sai ao encontro do homem, anuncia a palavra libertadora do Evangelho, cuida as feridas das almas e dos corpos com a graça de Deus, levanta os pobres e os necessitados”, afirmou o Francisco.