Antigo bispo auxiliar da Região Sé assume Diocese de Santos (SP)

• quarta-feira, 6 de maio de 2015
  • Dom Tarcísio Scaramussa era coadjutor e foi nomeado após renúncia de Dom Jacyr

Bispo foi auxiliar em São Paulo entre 2008 e 2011. Foto: Divulgação

O antigo bispo auxiliar da Região Episcopal Sé, Dom Tarcísio Scaramussa, assumiu nesta quarta-feira (6) a Diocese de Santos (SP), informou o site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A nomeação aconteceu após o Papa Francisco aceitar a renúncia de Dom Jacyr Francisco Braido, por motivos de idade. Dom Tarcísio era bispo coadjutor de Santos, portanto, já era designado a ser quem deveria sucedê-lo.

Tarcísio foi bispo da Região Sé entre 2008 e 2011, seu primeiro episcopado. A região foi assumida por Dom Eduardo Vieira dos Santos neste ano.

Outras mudanças

O Papa Francisco também nomeou hoje Dom Agenor Girardi para a Diocese de União de Vitória (PR) e Dom Edson de Castro Homem para a Diocese de Iguatu (CE).

Agenor era bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e substituiu Dom João Bosco Barbosa de Sousa, que assumiu no ano passado a Diocese de Osasco (SP) após Dom Ercílio Turco tornar-se emérito.

Já Dom Edson sera bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), responsável pela sé titular de Muzia, e assumiu Iguatu, vacante desde que Dom João José da Costa tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju (SE) em novembro do ano passado.