Bispos do Regional Sul 1 se reúnem em junho para escolher nova presidência

• terça-feira, 12 de maio de 2015
  • Também serão apresentadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

É esperada a participação de cerca de 140 religiosos, entre bispos e padres. Foto: Divulgação

Os bispos do Regional Sul da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) irão se reunir em assembleia entre os dias 9 a 11 de junho no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP).

Serão escolhidos a nova presidência regional, os presidentes das sub-regiões pastorais e das Comissões Episcopais, Conselho Econômico, Conselho Fiscal e suplentes.

Também serão apresentadas as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas na 53ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorreu no mês passado.

A atual presidência do Regional é composta pelo arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer (presidente), o arcebispo de Ribeirão Preto (SP) Dom Moacir Silva (vice-presidente) e o recém nomeado bispo de Santos (SP) Dom Tarcísio Scaramussa.

Tarcísio, que já foi bispo auxiliar da Região Episcopal Sé na Arquidiocese de São Paulo, afirmou em carta que serão levantadas no encontro ainda "propostas para a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá em outubro próximo em Itaici (SP)”.

Segundo o site da CNBB, é esperada a participação de 140 religiosos, entre bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral, padres subsecretários das sub-regiões pastorais e representantes dos organismos vinculados ao regional Sul 1 da CNBB.

A regional compreende oito sub-regiões pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba.