Curta o Paulistana no Facebook



Carta entre papas: Francisco envia mensagem a Teodoro II

Posted on
  • terça-feira, 12 de maio de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Papa Francisco falou dos laços que unem as Igrejas de Roma e de Alexandria

    Da Redação

    O Papa Francisco enviou carta ontem ao papa da Igreja Copta de de Alexandria Teodoro II, informou o site de notícias da Santa Sé na última segunda-feira (12).

    O motivo foi o aniversário de dois anos do encontro entre os dois líderes religiosos em audiência no Vaticano.

    O bispo de Roma falou sobre o "ecumenismo de sangue" e a amizade que une as igrejas cristãs e disse rezar pelos católicos coptas que vem sendo martirizados por fundamentalistas islâmicos.

    “Mesmo que a nossa comunhão ainda seja imperfeita, aquilo que temos em comum é maior do que aquilo que nos divide", disse Francisco.

    Teodoro II, em resposta, ligou hoje para Francisco e teve uma conversa "longa e cordial", segundo informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

    O papa romano já havia ligado para Teodoro em fevereiro preocupado com a morte de fiéis ortodoxos.

    Relembre

    A Igreja Católica Romano passou a se relacionar mais com as demais igrejas ortodoxas e cristãs na década de 60 quando o papa São João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos.

    O Papa Francisco tem mantido diálogo com as igrejas ortodoxas e de outras confissões, tendo recebido na última sexta-feira (8) delegação de cem pastores pentecostais no Vaticano.

    As Igrejas Ortodoxas são separadas da Igreja Católica Romana desde 1.054, quando ocorreu o "Cisma do Oriente". Conflitos doutrinários e por mais autonomia ocorriam desde a divisão do Império Romano entre Ocidente e Oriente.

    A Igreja dos primeiros apóstolos era originalmente uma pentarquia e possuía cinco sedes: Alexandria, Antioquia, Constantinopla, Jerusalém e Roma.

    Leia também: Papa recebe visita da episcopisa da Igreja Luterana da Suécia