Carta entre papas: Francisco envia mensagem a Teodoro II

• terça-feira, 12 de maio de 2015
  • Papa Francisco falou dos laços que unem as Igrejas de Roma e de Alexandria

O Papa Francisco enviou carta ontem ao papa da Igreja Copta de de Alexandria Teodoro II, informou o site de notícias da Santa Sé na última segunda-feira (12).

O motivo foi o aniversário de dois anos do encontro entre os dois líderes religiosos em audiência no Vaticano.

O bispo de Roma falou sobre o "ecumenismo de sangue" e a amizade que une as igrejas cristãs e disse rezar pelos católicos coptas que vem sendo martirizados por fundamentalistas islâmicos.

“Mesmo que a nossa comunhão ainda seja imperfeita, aquilo que temos em comum é maior do que aquilo que nos divide", disse Francisco.

Teodoro II, em resposta, ligou hoje para Francisco e teve uma conversa "longa e cordial", segundo informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O papa romano já havia ligado para Teodoro em fevereiro preocupado com a morte de fiéis ortodoxos.

Relembre

A Igreja Católica Romano passou a se relacionar mais com as demais igrejas ortodoxas e cristãs na década de 60 quando o papa São João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos.

O Papa Francisco tem mantido diálogo com as igrejas ortodoxas e de outras confissões, tendo recebido na última sexta-feira (8) delegação de cem pastores pentecostais no Vaticano.

As Igrejas Ortodoxas são separadas da Igreja Católica Romana desde 1.054, quando ocorreu o "Cisma do Oriente". Conflitos doutrinários e por mais autonomia ocorriam desde a divisão do Império Romano entre Ocidente e Oriente.

A Igreja dos primeiros apóstolos era originalmente uma pentarquia e possuía cinco sedes: Alexandria, Antioquia, Constantinopla, Jerusalém e Roma.