CNBB lança publicação sobre desigualdades sociais no Brasil

• quarta-feira, 27 de maio de 2015
  • Texto é o 2º volume da série "Pensando o Brasil" e trata das distorções no país

IBGE: em 2013, 17% dos brasileiros eram considerados pobres. Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou publicação "A desigualdade social no Brasil". O texto é o segundo volume da série "Pensando o Brasil", que trata dos problemas do país pelo olhar do episcopado. O volume foi aprovado na 53ª Assembleia Geral CNBB, realizada no mês passado, em Aparecida (SP), e trata das distorções sociais no país visando soluções para os problemas.

Segundo a CNBB divulgou, a publicação "aborda situações como a crescente violência na sociedade brasileira e a corrupção considerada endêmica e que aumenta a desigualdade". O livro está dividido em três partes: a primeira fala da desigualdade estruturante no Brasil, exemplificando a problemática (como a limitação das políticas públicas e a concentração econômica e financeira). O segundo trecho explicita o olhar da igreja sobre a desigualdade social e, o último, "o desejo do episcopado brasileiro de buscar novos caminhos de convivência".

Números recentes do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados no fim do ano passado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), em 2013, 17% da população brasileira estava na linha da pobreza (de R$ 248 per capita), outros 6% estavam na miséria.

O segundo volume da série "Pensando o Brasil" está disponível para venda por R$ 3,50 no portal de publicações da CNBB.