Dom Odilo diz que internet é espaço interessante, mas tem muito “lixo”

• sexta-feira, 15 de maio de 2015
  • Arcebispo vem sendo acusado de apoiar reforma política "comunista" desde abril

Para o cardeal, comunicação deve ser usada para o bem comum. Foto: Reprodução/Facebook

O arcebispo metropolitano de São Paulo Dom Odilo Scherer afirmou na noite da última quinta-feira (14), em sua página no Facebook, que a internet é um espaço interessante, mas tem muito "lixo".

"No mundo da internet... Muita coisa boa. Mas também, quanto "lixo"! Não seja mais um poluidor desse ambiente tão interessante...", escreveu o cardeal.

Dom Odilo fez o comentário após elogiar mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações, no próximo domingo (17).

"Por falar em 'comunicação', esta atividade deve estar sempre comprometida com a verdade, a justiça e o bem comum", disse o arcebispo.

Relembre

O cardeal começou a receber mensagens em sua página no Facebook o acusando de apoiar reforma política "comunista", no mês passado, após receber crítica do filósofo Olavo de Carvalho.

"Odilo Scherer é um mentiroso e um excomungado. "Dom" O CARALHO [sic]. Contra a esculhambação, só uma esculhambação maior ainda. Solução para a CNBB: Panelaço nela", afirmou Carvalho no último dia 22, em sua página também na rede social.

O cardeal negou em entrevista o jornal O São Paulo qualquer vinculação com o PT e disse que "a mentira é uma forma de corrupção moral".

"Quem vai consertar uma calúnia difundida aos quatro ventos?!". "Cada um deve responder perante Deus pelas suas palavras e atos", escreveu no Facebook.

Artigo publicado no site da arquidiocese no começo desse mês, assinado pelo jurista Rodrigo Cardoso, fez referência à antiga profissão de Olavo de Carvalho, que costuma ser lembrada por internautas contrários ao filósofo.

"Não se pode esquecer que a filiação a um partido declaradamente comunista não é o único pecado grave que se precisa abandonar para alguém ser admitido aos sacramentos", disse o jurista. "Só para ficar num único exemplo, também exclui da recepção dos sacramentos a prática da astrologia".

O jurista e Carvalho trocaram críticas no Facebook. "Para pedir socorro a um coitado como Rodrigo Pedroso, o tal Odilo deve estar mesmo com o seu cu [sic] episcopal na mão", disse o filósofo.

"Aceito o desafio de qualquer CANONISTA que queira debater comigo, em qualquer meio de comunicação social. Não vou debater com quem não for do ramo, até para não humilhar o sujeito", disse Pedroso.

Na mensagem ao Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco disse que a comunicação deve ser usada como o bom samaritano.

"Encontro resposta na parábola, que é também uma parábola do comunicador. Na realidade, quem comunica faz-se próximo. E o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao lado da estrada", disse o pontífice.