Papa fala sobre a dificuldade de se chegar a um consenso na Igreja

• sexta-feira, 8 de maio de 2015
  • Em missa pela manhã, pontífice citou conflito entre São Paulo e primeiros cristãos

O Papa Francisco falou em missa na manhã desta sexta-feira (8) sobre a a dificuldade de se chegar a consensos dentro da Igreja, informou o site do Vaticano.

O pontífice falou sobre o Concílio de Jerusalém quando São Paulo se opôs aos primeiros cristãos "presos à lei".

"Como resolvem o problema? Se reúnem e cada um dá o seu parecer, dá a sua opinião. Discutem, mas como irmãos e não como inimigos. Não fazem correntes para vencer, não vão aos poderes civis para ganhar, não matam para triunfar", disse o papa.

Para Francisco, é normal haver conflitos entre cristãos. “Uma Igreja onde jamais existem problemas do gênero me faz pensar que o Espírito não está tão presente. E numa Igreja onde sempre se discute e os irmãos se traem uns aos outros, ali não está o Espírito!", disse.

Na missa o dia anterior, o papa já havia falado sobre o amor entre as pessoas, que não deve ser "isolado".

"Porque o egoísmo, o próprio interesse nos atrai e nos atrai para não fazer e para não nos comunicarmos. O que diz o Senhor daqueles que permanecerão em seu amor? 'Eu lhes disse essas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa'”, completou.