Curta o Paulistana no Facebook



Papa Francisco critica atletas pegos no teste do doping

Posted on
  • sexta-feira, 8 de maio de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Em visita de tenistas italianos, pontífice falou sobre buscar o bem no esporte e na vida

    Da Redação

    O Papa Francisco criticou nesta sexta-feira (8) o uso de dopping por esportistas, ao receber no Vaticano delegação de sete mil tenistas da Itália. As informações são do site de notícias do Vaticano.

    “Como é feia e estéril a vitória que se conquista desrespeitando as regras e enganando os outros!”, afirmou o pontífice.

    "Gostaria de exortar cada um de vocês a colocar-se em jogo não somente no esporte, mas na vida, em busca do bem, do verdadeiro bem, sem medo, com coragem e entusiasmo. Coloquem seus dons a serviço do encontro entre as pessoas, da amizade e da inclusão", disse Francisco.

    O papa já havia falado sobre esporte também no dia anterior, ao receber visita de dirigentes esportivos e atletas da região de Lazio. "Toda disciplina esportiva tem seu valor, não somente físico, mas também social e moral, e oferece a possibilidade às pessoas, principalmente aos jovens, de crescimento com equilíbrio e autocontrole", afirmou.

    Para o papa, não se deve privilegiar apenas uma modalidade específica. "Na Itália, assim como no meu país natal, a Argentina, corre-se o risco de falar sempre de futebol e de negligenciar outros esportes".

    Na quarta-feira (6), Francisco ainda já havia recebido visita do time de basquete dos EUA, Harlem Globetrotters.

    Outra notícia do papa relacionado aos esportes aconteceu em novembro do ano passado. Segundo o jornal La Nación, Francisco havia questionado à diplomata brasileiro se havia sido melhor jogador Maradona ou Pelé.

    Segundo a publicação argentina, a brincadeira foi feita durante visita do pontífice à Catedral do Espírito Santo, na Turquia, quando o diploma se apresentou a Francisco.