Vaticano acolhe renúncia de bispo de Santo André e anuncia sucessor

• quarta-feira, 27 de maio de 2015
  • Após 12 anos de ministério, Dom Nelson Westrupp dará lugar para D. Pedro Carlos

Dom Nelson (à esq) deixa diocese após uma década. Foto: Montagem/Divulgação

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (27) Dom Pedro Carlos Cipollini como novo bispo de Santo André, na região do Grande ABC, informou o site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Ele substituirá o bispo diocesano Dom Nelson Westrupp, que solicitou renúncia alegando motivos de idade. A decisão é prevista no Código de Direito Canônico.

Em julho do ano passado, Dom Nelson celebrou 50 anos de sacerdócio. Aos 75 anos de idade, Dom Nelson passou pela Diocese de São José dos Campos assim que foi sagrado bispo (ficou de 1991 a 2003). Posteriormente, assumiu o posto de bispo de Santo André.

Natural de Caconde, no Interior paulista, Dom Pedro Carlos Cipollini deixa a Diocese de Amparo , também no interior de São Paulo. Nasceu em 4 de maio de 1952.

Foi ordenado padre em 1978 e bispo em 2010. Seu lema é “Em nome de Jesus”.

Possui mestrado em direito canônico e doutorado em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB entre 2011 e 2015, sendo reeleito presidente da comissão neste ano.

Também já acompanhou a Pastoral Universitária do regional sul 1.

A diocese de Santo André abrange as paróquias das sete cidades da região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Minas Gerais

Também hoje, o Vaticano transferiu Dom Ricardo Guerrino Brusati da sede episcopal de Caetité (BA), nomeando-o como bispo da diocese de Janaúba (MG).