Bispo da Lapa é eleito novo secretário do regional Sul 1 da CNBB

• quinta-feira, 11 de junho de 2015
  • Arcebispo de São Paulo não foi reeleito para presidência e deu lugar a Dom Airton

Dom Julio substitui bispo de Santos (SP) na secretaria. Foto: Reprodução/Facebook

O bispo auxiliar da Região Episcopal Lapa Dom Julio Endi Akamini foi eleito na última quarta-feira (10) o novo secretário do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Ele substitui o bispo de Santos (SP) e ex-bispo auxiliar da Região Sé, Dom Tarcísio Scaramussa. A informação foi dada pela página no Facebook da Arquidiocese de São Paulo.

O arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer não foi reeleito para a presidência e cedeu lugar ao arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos. Já Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP),  foi eleito vice-presidente e sucedeu Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP).

Cerca de 140 religiosos estiveram reunidos desde a segunda-feira (9) no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida (SP), para a assembleia do Sul 1.

O regional compreende as sub-regiões pastorais de Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba.

Em entrevista recente ao portal, Dom Julio falou sobre a discussão das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil na assembleia, aprovadas nacionalmente em abril.

"Agora começa o trabalho de recepção. É tomar conhecimento a aplicar no próprio lugar onde estamos. Tem a assembleia e depois cada diocese precisa fazer esse trabalho", afirmou. "Mas são adaptações do que as diretrizes anterior já tinham chamado a atenção", disse.