Curta o Paulistana no Facebook



Dom Paulo Evaristo Arns celebrará missa no próximo domingo (13)

Posted on
  • quarta-feira, 9 de setembro de 2015
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Na foto, arcebispo emérito em sua última celebração no ano passado. Foto: Arthur Gandini/IP

    Da Redação

    O arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, irá celebrar missa na Catedral da Sé no próximo domingo (13) na ação de graças pelo seu aniversário de 94 anos, que se completam no dia seguinte.

    Dom Paulo tem tido poucas aparições públicas desde que deixou o posto de arcebispo em 1998. Em novembro ano passado, concelebrou missa com o atual arcebispo Dom Odilo Scherer na catedral, por conta de seu aniversário de 69 de ordenação como padre. Também esteve internado no último mês de junho por conta de mal súbito.

    O religioso ficou conhecido por ser um dos responsáveis pelo episódio considerado a virada da Ditadura Militar (1964-1985) para o início do seu declínio. A missa ecumênica em 25 de outubro de 1975, assistida por cerca de 8 mil pessoas na Catedral da Sé pelos sete dias da morte de Vladimir Herzog, alertou a sociedade de que o jornalista havia sido morto pelo regime e contestou a versão oficial de suicídio.

    Também coordenou, junto com o pastor James Wright, o projeto "Brasil: Nunca Mais" que juntou centenas de documentos referentes à Ditadura Militar. Ainda foi o criador de organismos pastorais na arquidiocese como o Vicariato Episcopal de Comunicação e alinhado à teologia da libertação, combatida pelo Vaticano nos anos 80 como uma aproximação do marxismo.

    A celebração ocorrerá às 11h na catedral, próxima a estação Sé.