Paróquia do Ipiranga realiza oficina sobre refugiados e imigrantes

• sábado, 5 de dezembro de 2015
  • Objetivo é sensibilizar grupos religiosos para situação de estrangeiros no país. Foto: Divulgação

A paróquia Sagrada Família, da Região Ipiranga, irá realizar nos próximos dias 8 e 9 a oficina “Imigrantes e refugiados: desafios da Casa Comum” com o objetivo de sensibilizar grupos religiosos para a situação dos imigrantes e refugiados.

A intenção é aumentar o número de locais de acolhida e outras formas de ajuda, além de denunciar violações aos direitos humanos. A iniciativa é organizada pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e promovida pelo Fórum Ecumênico ACT-Brasil e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail conic@conic.org.br com as seguintes informações: nome completo, tradição religiosa, endereço e se necessita de hospedagem.

O centro de formação da paróquia irá ser o local da oficina, que fica na rua Padre Marchetti, 237, no bairro do Ipiranga. - Ipiranga

Confira a programação:

08 de dezembro

9h          Mística - Abertura com apresentação do projeto e das pessoas
    10h          Intervalo
    10h30  Migração e refúgio a partir das diferentes tradições de fé: cristã, afro, muçulmana, judaica.
    12h          Almoço
    14 h   Trajetória de direitos – ouvido migrantes e refugiados/as: problemas e desafios
    15h30  Reações às apresentações
    16horas  Intervalo
    16h30  Trajetórias de direitos – ouvindo o estado e a sociedade civil brasileira
    18h           Jantar
    20 h     Confraternização

09 de dezembro

8h30h Mística
    9horas Migrantes e refugiados – o que precisam?
    9h30 Debates em grupo: quais as possibilidades e limites para uma rede ecumênica de apoio aos e às migrantes e refugiados/as? – discutir em grupos, preferencialmente por tradição; confissão de fé
    10h         Intervalo
    10h30 Continuidade grupos