PUC-SP recebe curso nacional sobre economia, meio ambiente e direitos

• segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
  • 29º Curso de Verão receberá centenas de pessoas de diversas religiões

Curso do ano passado teve como tema "Juventude e Relações Afetivas". Foto: Divulgação

A PUC-SP irá receber dos dias 6 a 14 de janeiro a 29º edição do Curso de Verão, promovido pelo Ceseep (Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular). O curso construído por meio de um mutirão e que contou com mais de 500 pessoas ano passado, terá como tema esse ano a “Economia promotora dos direitos humanos e ambientais”.

Os cursistas passam por uma palestra pela manhã com um dos assessores e depois seguem para tendas, nas quais foram divididos, onde debatem o tema estudado conforme o tema da sala, como “Liderança de grupos populares” e “Retalhos da história do povo negro”, por meio de dinâmicas e místicas de caráter ecumênico.

Confira os assessores deste ano:

Ladislau Dowbor (economista, professor da PUC-SP, autor de numerosos livros sobre economia e sua dimensão social e política), com o tema O Sistema Financeiro atual trava o desenvolvimento econômico do País;

Adriana Ramos (comunicadora, Coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental), com o tema Desafios Ambientais Contemporâneos e Saneamento Básico;

e Dom Sebastião Armando Gameleira (teólogo, biblista e bispo emérito do Recife da IEAB - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e membro do Centro de Estudos Bíblicos), com o tema Profetas e Profetizas, promotores da Justiça, na defesa dos direitos dos pobres.

A pastora luterana e secretária geral do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs Márcia Bencke ainda irá falar sobre a Campanha da Fraternidade 2016, que será este ano novamente ecumêmica e com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”.

As tendas serão: Arte-educação popular; Arte e espiritualidade – O Sagrado do Cotidiano; Celebração, espiritualidade e mística popular; Celebração e mito; Linguagens da arte e a poética da militância; Danças circulares; Dança criativa; Metodologia de trabalho com grupos populares; Liderança de grupos populares; Leitura crítica da linguagem áudio visual; Música; Retalhos da história do povo negro; Poesia; Teatro e Vivências circulares brincantes e cultural.

As palestras do curso são abertas ao público e transmitidas ao vivo pelo site do Ceseep.

Já a participação integral do curso de aprendizagem em mutirão necessita de inscrição online no valor de R$ 215 para ajudar a financiar o curso. Cursistas que moram fora de São Paulo têm direito a hospedagem.