Curta o Paulistana no Facebook



Centro jesuíta debate no dia 26 ocupação das escolas em SP

Posted on
  • segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
  • by
  • Redação
  • in
  • Marcadores:
  • Encontro será conduzido por filósofo e estudantes. Foto: Divulgação

    Da Redação

    O centro jesuíta Anchietanum irá promover na próxima sexta-feira (26) debate sobre as ocupações de escolas estaduais por alunos que aconteceram no fim do ano passado. O evento faz parte da série de encontros "Espaço Filosófico" que a entidade voltada para à juventude costuma promover.

    A reflexão será das 19h30 às 22h30, estimulada pelo doutor em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo), Pablo Ortellado, e por estudantes que participaram de ocupações. O local fica na rua Apinajés, 2033, no bairro de Perdizes, próximo ao metrô Vila Madalena. É preciso preencher inscrição online.

    Leia o convite para o evento:

    "Dois direitos sociais fundamentais, educação e transporte público, figuraram nas pautas de manifestações recentes. A ocupação de centenas de escolas na rede pública estadual e, a exemplo de 2013, a ocupação das ruas contra o aumenta da tarifa de ônibus e metrô demonstraram a força de movimentos autônomos, compostos basicamente por jovens. Esses grupos, que organizam sua pressão por direitos à revelia do sistema partidário e das instituições representativas de classe, consolidam uma nova forma de fazer política. Ao mesmo tempo, suas manifestações têm sido alvo de forte repressão, colocando em pauta também o direito à manifestação no Brasil.

    Quais as novidades no modo de organização desses movimentos autônomos?

    A pressão política exercida por eles é capaz de revigorar o sistema político atual?

    Quais os limites entre a legitimidade e o abuso da ação repressiva durante os protestos?

    Nesta edição do Espaço Filosófico, conversarmos com estudantes que participaram de ocupações das escolas Alves Cruz e Fernão Dias e com o professor da USP Pablo Ortellado."