Cerimônia dá aberta hoje à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

• quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
  • Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs irá presidir evento na sede da CNBB

Campanha deste ano incentiva políticas para a preservação do meio ambiente. Foto: Divulgação

O Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) dão abertura na manhã desta quarta-feira (10) à CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica) 2016, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), com foco na questão do saneamento básico. A cerimônia iniciará às 10h30, na sede da CNBB, em Brasília, e será transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão.

O evento será presidido pelo presidente do Conic e bispo da (IEAB) Igreja Anglicana do Brasil Dom Flávio Irala. Estarão presentes diversas autoridades religiosas e civis, entre elas o presidente da CNBB e arcebispo católico de Brasília (DF) Dom Sergio da Rocha; o ministro das Cidades, Gilberto Kassab;  e o monsenhor Pirmim Spiegel, diretor geral da Misereor.

Este ano, a entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina, dá apoio à campanha.

Pela quarta vez, a CF - iniciada em 1962 pela Igreja Católica - é realizada juntamente com o Conic. As outras Campanhas da Fraternidade Ecumênicas ocorreram em 2000, 2005 e 2010.

Os objetivos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 são assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum.